O conceito de compra coletiva é quando um grupo de consumidores se reúnem e usam uma velha regra de ouro: agrupar várias pessoas para alcançar o menor preço possível com um estabelecimento.

Muitas empresas têm utilizado este conceito para construir uma estratégia de marketing diferenciada e inovadora. O poder de compra coletiva é uma abordagem cooperativa para alavancar o tamanho do grupo em benefício do consumidor, oferecendo produtos a um preço mais baixo.

A empresa organiza uma oferta com descontos elevados, que só entra em vigor se houver atingido o número mínimo de compras requerido pelo estabelecimento que está disponibilizando a oferta.

Você conhece ou já ouviu falar do GroupOn, Peixe Urbano, ClickOn ou qualquer outro site de compra coletiva? Se sim, sabe exatamente do que se trata o assunto e sabe também que essa é uma idéia genial que tem feito sucesso no Brasil e no mundo.


Mercado

Muitas empresas têm utilizado este conceito para construir uma estratégia de marketing diferenciada e inovadora. Muitas vendas de produtos a granel funcionam de acordo com este conceito. No mesmo sentido, o poder de compra coletiva é uma abordagem cooperativa para alavancar o tamanho do grupo em benefício do consumidor, oferecendo produtos a um preço mais baixo.

Atualmente empresas de Internet têm trabalhado com esse conceito, aproximando as pessoas através das Redes Sociais. A empresa organiza uma oferta com descontos elevados, que só entra em vigor se houver atingido o número mínimo de compras requerido pelo estabelecimento que está disponibilizando a oferta.

O primeiro grande site americano foi vendido com meses de existência por uma cifra maior do que US$ 1 bilhão. A gente já começa a ver compras, fusões e aquisições no Brasil, mesmo o segmento tendo pouco mais de um ano de existência. Enfim, é um modelo de negócio que já está transformando alguns empreendedores brasileiros, alguns pioneiros, em novos milionários da internet", diz Gerson Rolim, diretor executivo da camara-e.net.


Conceito

O modelo mais comum funciona assim: um site oferece um serviço ou produto com descontão, de 50% a 90%, durante 24 horas. Mas esse preço baixinho só tem valor se um número determinado de pessoas comprar a oferta. Depois de atingido esse número mínimo, todos ganham cupons que dão direito à promoção.

Os sites de compra coletiva mexem com um fator que é fundamental na hora da compra: o tempo. O relógio está correndo e o consumidor faz a compra por impulso. Muitas vezes, ele não precisa tanto daquilo que está levando, mas ele compra. A promoção está lá, vai durar muito pouco e, na dúvida, muitos escolhem aproveitar.


Estratégia e Rentabilidade

Um exemplo de um plano de negócios que usa o poder de compra coletiva é encontrado em descontos nos planos odontológicos. Os grupos de compras coletivas negociam descontos para o tratamento dental de seus membros. Um serviço onde a qualidade não é comprometida porque é uma situação de troca para todos os interessados. Quando os dentistas oferecem seus serviços com taxas de desconto, ainda é vantajoso para porque eles aumentam o seu volume de pacientes. Pacientes se beneficiam porque eles estão recebendo os serviços com tarifas reduzidas.

Os números são impressionantes. Frequentemente esses sites fazem promoções simples do tipo: 50% ou 60% de desconto em uma pizza e vendem 2.000 pizzas em pouco tempo. Agora se imagine ganhando 2.000 vezes R$ 5,00 ou R$ 10,00 em uma única promoção. Você pode ter muitas promoções por semana, dependendo unicamente do seu trabalho, dos contatos que você fizer e de mandar muitos, muitos e-mails para seus clientes. E-mail marketing é eficaz e o modo mais barato e imediato de divulgar suas promoções, mas você pode usar outros formatos de publicidade também.


Empresas

No Brasil, temos diversas empresas que já são grandes neste mercado. O primeiro site do ramo a operar no Brasil foi o "Peixe Urbano", tendo iniciado no começo de 2010. Poucos meses depois, a empresa Groupon iniciou suas operações no Brasil com o nome Clube Urbano. Outras empresas de destaque no Brasil são Clickon, Groupalia, Oferta Única, Hotel Urbano, Clube do Desconto, entre outras.